Apartamento Glória

APARTAMENTO GLÓRIA

Área: 23m²

Glória, Rio de Janeiro.

2019

Foto: Luiza Schreier

 

Localizado no prédio Estrela da Serra, construído pelo arquiteto Oscar Niemeyer em 1955, o "Apartamento Glória" foi um projeto delicioso e desafiador. 

 

O prédio foi projetado para ser um hotel, por isso os 171 apartamentos possuem medidas de uma suíte  - são apenas 23m² em um dos bairros mais charmosos do Rio de Janeiro - a Glória. 

 

O pé direito alto permitiu a criação de um mezanino, onde os moradores sobem somente para dormir. 

A cozinha original ficava na entrada no apartamento e tinha menos de 3m².  No projeto criamos uma cozinha integrada com a sala, aproveitando os pontos de água da parede que fazia divisão com o banheiro. A antiga cozinha, deu espaço para uma área de serviço. 

 

Sem derrubar nenhuma parede, o conjugado de 23m² tem direito a sala, cozinha, armário, área de serviço e até uma banheira. 

 

A marcenaria foi fundamental para solucionar este projeto. O guarda roupa embutido na escada foi essencial para o armazenamento de todos os itens pessoais. A marcenaria esconde a  estrutura metálica da escada que foi desenhada e instalada para sustentar o peso de quem fosse subir as escadas. 

As portas ficaram todas com a mesma largura e abertura em leve toque permitiu que o armário  ficasse liso e uniforme, dando aspecto de parede.